Curiosidades sobre animais..

Por que um pássaro não leva choque ao sentar em um fio elétrico?
Curiosamente, os pássaros conseguem pousar sobre o fio elétrico sem levar se quer um choque. Aparentemente causa grande espanto quando analisado, pois quando um fio desencapado é tocado libera grande descarga elétrica. Com o pássaro é diferente.

A distância entre as patas dos pássaros é bem curta, não é suficiente para gerar um choque elétrico entre dois pontos ( DDP ). O choque dessa forma, só acontece, quando a corrente elétrica entra por um determinado local e sai por outro, ou seja fecha o ciclo da eletrecidade que  é a condução de energia. A eletrecidade liberada no pássaro não lhe provocará uma descarga elétrica porque ele não estará encostado em nenhum objeto a não ser o fio, porém, se o pássaro desequilibrar e encostar-se a outro objeto, ele receberá a corrente elétrica.

Se uma pessoa por descuido ou curiosidade, pegar em um fio com as duas mãos também não levará um choque, desde que ela não estejá em cima de nem um outro lugar ou sem relar em se quer outro fio como o pássaro.

Fim.

Paloma Félix

Curiosidades sobre pássaros.

Os pássaros constroem seu ninhos de muitos modos diferentes e com todo tipo de material: palha, capim, gravetos, barro etc. Usam o bico como ferramenta pra construir. Escolhem os materiais e depois juntam tudo, fazendo um ninho bem aconchegante.

Um pássaro da orla marítima chamado Fulmar é capaz de cuspir um óleo amarelo e fedorento contra os intrusos no seu ninho. Este pássaro tem uma pontaria fenomenal até cerca de 1,5 metros do intruso. Os Fulmares até cheiram tão mal como o óleo que cospem. Os ovos de um Fulmar que se encontram num museu à mais de 100 anos, ainda contêm o seu cheiro. Os Fulmares vivem no Árctico, Inglaterra, Califórnia e no Japão.

O joão-de-barro aprende a identificar a direção do vento ao longo de sua vida. Na época de reprodução, o pássaro constrói seu ninho na direção contrária ao vento para que a fêmea e os filhotes fiquem protegidos da chuva e das ventanias. Constrói o seu ninho em 3 a 5 dias com barro e saliva, chegando a realizar de 500 a 2000 viagens para carregar o material necessário.

Mais de 3,5 milhões de pássaros morrem todos os anos ao chocarem contra janelas.

Foram os porcos que mataram e extinguiram o pássaro Dodo. O último Dodo morreu em 1681.

O pica-pau não fica com dor de cabeça de tanto bicar as árvores, pois a cabeça dessa ave tem pequenas bolsas de ar que amortecem o impacto das batidas no crânio.

É capaz de dar 100 bicadas por minuto numa árvore e a velocidade do impacto alcança até 21 quilômetros por hora. Ele coloca a língua no buraco aberto para apanhar larvas de insetos embaixo da casca da árvore. Como seu ouvido é muito apurado, na maior parte das vezes localiza as larvas pelo som, furando a árvore no ponto certo.

A Amazónia contém cerca de 25% das espécies de pássaros existentes no mundo.

Pardal · Provavelmente trouxeram o pardal de Portugal em 1908, pois nessa época havia uma epidemia de febre amarela no Brasil e acreditava-se que essas aves comeriam os mosquitos transmissores da doença. Ainda não se sabia que eles comem apenas grãos e sementes. O pássaro se adaptou às cidades porque era onde havia mais comida.

As corujas são o único pássaro que consegue ver a cor azul, e também são os únicos com visão estereoscópica (capacidade de focar os dois olhos ao mesmo tempo num alvo).

No Pantanal existem cerca de 714 espécies de aves. Sendo considerado o ecossistema mais diversificado em aves no mundo.
Paloma Félix


Por que os coelhos mexem o fucinho?

Alguma vez já aconteceu de você se perguntar o do porque os coelhos mexem o fucinho?
Estamos aqui para responder essa sua pergunta tão frequente e tão curiosa.

Eles mexem o fucinho para agitar os bigodes, que assim captam informações importantes do ambiente, como cheiro, umidade, velocidade do ar e calor e até mesmos detectarem os predadores que se aproximam. Alguns pesquisadores acreditam também que isso seja uma forma de comunicação entre eles.

Bom espero que isso tenha respondi essa pergunta curiosa e que deixama maluco, agora quando ver um coelho mexendo o fucinho já vai saber o do porque é.

Obrigada e volte sempre.

Mais curiosidades que você tenha mande para nós no e-mail palomafelix1997@hotmail.com ou gabriellazinha_g@hotmail.com e tiraremos essa sua dúvida.








Reino Animal - Tubarões 

Tubarões - curiosidades:



Sabia que:

O Anequim (Isurus oxyrinchus), da família do tubarão-branco, é o mais rápido dos tubarões e um dos peixes mais velozes? Em algumas acelerações pode atingir velocidades de 36/Km/h!

Os dentes do tubarão-touro são extremamente aguçados, próprios para prender as presas mas sem as cortar? Por isso, alimenta-se apens de peixes e invertebrados que consiga engolir inteiros!

Os dentes do tubarão-branco (Carcharodon carcharias) têm os bordos serrilhados? São extremamente eficazes para cortar peixes de grandes dimensões e mamíferos marinhos, como focas. Chegam mesmo a arrancar bocados a grandes baleias!


Algumas espécies de tubarões, principalmente grandes predadores, chegam a produzir entre 10 a 20.000 dentes ao longo da vida?

As formas hidrodinâmicas dos dentículos dérmicos dos tubarões são tão eficazes, que são copiadas no desenho dos cascos de alguns veleiros e fatos de natação?


O tubarão-baleia (Rhincodon typus) nada de boca aberta, de modo a filtrar a água? Os dentes minúsculos, que cobrem os arcos branquiais e a pele da sua boca e garganta, tretêm o plâncton de que este gigante se alimenta.

Sabia que?

A maior parte dos tubarões vivem em ambientes de fraca visibilidade? Por isso, investiram nos sentidos mais adequados a estas condições. Alguns tubarões conseguem detectar uma gota de sangue em 25.000 litros de água? Os tubarões:



- ouvem a mais de 1000 m?


- cheiram até 1000 m?


- detectam vibrações pela linha lateral até 100 m?


- vêem menos de 100 m?

- detectam sinais eléctricos até 1 m?


- estabelecem contacto e provam a presa?



Sabia que:


Durante o acasalamento, o macho morde e agarra a fêmea com os dentes? Por este motivo, a pele das fêmeas chega a ser três vezes mais espessa do que a dos machos!


Algumas espécies atrasam a postura das cápsulas o máximo de tempo possível? deste modo, quando o fazem, o embrião está praticamente desenvolvido e nasce pouco tempo depois!


As tintureiras (Prionace glauca) são os tubarões vivíparos cujas fêmeas podem dar à luz o maior número de crias de cada vez: até 135? Noutras espécies, podem ser apenas 1 ou 2.



Durante o parto, a primeira parte do corpo dos tubarões a sair é a barbatana caudal?


Em algumas espécies, pode dar-se canibalismo intra-uterino, em que os embriões em estado de desenvolvimento mais avançado comem os mais lentos?

Paloma Félix